fabr1ca iluminad0

tripe
Standard

…. a Fábrica do Carnaval em Olinda virou canteiro de tecno-OBRA.

estrutura

Durante as manhãs desse verão, eu e parceiros do Ponto de Cultura Alafin Oyo estamos empenhados no desenvolvimento de um instrumento didático que conecta a ancestralidade dos ilús com as tecnologias faça-você-mesmo dos hardwares e softwares livre. O projeto ILUMINADO, aprovado nas Interações Estéticas da Funarte em 2009, é uma pesquisa para adaptar o instrumento ilú (instrumento de percusão de rituais de matriz africana) para reconhecer gestos e movimentos e transforma-los em novas sonoridades e timbres, funcionando como uma interface controladora. O projeto é baseado no trabalho do Jaime Oliver, que desenvolveu o projeto Silent Construtcion. Os trabalhos estão acontecendo dentro da fábrica de carnaval de Olinda, antigo galpão de depósito uma grande empresa.

Nas primeiras semanas, estudamos a estrutura do ilú e pesquisamos o material ideal para construir a estrutura do instrumento. Decidimos fazer a estrutura de ferro, o bojo com um material parecido com acrílico transparente para que a câmera capture os movimentos quando pressionada a pele de elástico. Também construimos um tripé metareciclado, aproveitando alguns materiais que estavam no lixo. Ainda não vimos qual o elástico ideal para a pele.

Paralelo à construção, montamos uma estação multimídia para começar a estudar hardware e software livre para desenvolver o programa que vai reconhecer toda interface. Instalamos o Ubuntu 9.04, configuramos toda parte dos source.list e botamos os pacotes multimídia clássicos. Neste projeto, vamos desenvolver toda estrutura lógica utilizando o pure-data extended e talvez alguma outra biblioteca externa. A câmera do PS3 será a responsável pela captura dos movimentos, enquanto um Arduino e um metaTeclado serão feitos de pedais e sensores para efeitos. Nesta semana, configuramos e testamos a câmera do PS3 seguindo este tutorial indicado pelo Jaime.

O calor ta grande mas os estudos estão apenas começando. A proposta é que depois que instrumento estiver mais afinado, aconteçam performances com ele e também sirva de material de estudos para quem quiser se aprofundar em música, tecnologia livre, arte. Vou documentando as atualizações por aqui e espero trazer mais novidades e avanços.

saúde;

6 thoughts on “fabr1ca iluminad0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>