dez 24, 2009 - 6 Comments - network -

fabr1ca iluminad0

tripe

…. a Fábrica do Carnaval em Olinda virou canteiro de tecno-OBRA.

estrutura

Durante as manhãs desse verão, eu e parceiros do Ponto de Cultura Alafin Oyo estamos empenhados no desenvolvimento de um instrumento didático que conecta a ancestralidade dos ilús com as tecnologias faça-você-mesmo dos hardwares e softwares livre. O projeto ILUMINADO, aprovado nas Interações Estéticas da Funarte em 2009, é uma pesquisa para adaptar o instrumento ilú (instrumento de percusão de rituais de matriz africana) para reconhecer gestos e movimentos e transforma-los em novas sonoridades e timbres, funcionando como uma interface controladora. O projeto é baseado no trabalho do Jaime Oliver, que desenvolveu o projeto Silent Construtcion. Os trabalhos estão acontecendo dentro da fábrica de carnaval de Olinda, antigo galpão de depósito uma grande empresa.

Nas primeiras semanas, estudamos a estrutura do ilú e pesquisamos o material ideal para construir a estrutura do instrumento. Decidimos fazer a estrutura de ferro, o bojo com um material parecido com acrílico transparente para que a câmera capture os movimentos quando pressionada a pele de elástico. Também construimos um tripé metareciclado, aproveitando alguns materiais que estavam no lixo. Ainda não vimos qual o elástico ideal para a pele.

Paralelo à construção, montamos uma estação multimídia para começar a estudar hardware e software livre para desenvolver o programa que vai reconhecer toda interface. Instalamos o Ubuntu 9.04, configuramos toda parte dos source.list e botamos os pacotes multimídia clássicos. Neste projeto, vamos desenvolver toda estrutura lógica utilizando o pure-data extended e talvez alguma outra biblioteca externa. A câmera do PS3 será a responsável pela captura dos movimentos, enquanto um Arduino e um metaTeclado serão feitos de pedais e sensores para efeitos. Nesta semana, configuramos e testamos a câmera do PS3 seguindo este tutorial indicado pelo Jaime.

O calor ta grande mas os estudos estão apenas começando. A proposta é que depois que instrumento estiver mais afinado, aconteçam performances com ele e também sirva de material de estudos para quem quiser se aprofundar em música, tecnologia livre, arte. Vou documentando as atualizações por aqui e espero trazer mais novidades e avanços.

saúde;

6 Responses to fabr1ca iluminad0

  1. Jarbas Jácome

    maravilha!
    aguardo as próximas novidades do projeto.
    saúde!!
    jjR

    24 dez 2009 - Reply
  2. dasilvaorg

    Caramba, veio,
    tenho que chegar por aí pra ver isso de perto.
    Vamos marcar uma data legal agora em janeiro.

    Gostando muito da dimensão da coisa que consigo captar por aqui.

    :)

    24 dez 2009 - Reply
  3. téia

    que legal, ricardo :) vou acompanhar por aqui, com água na boca pra ver o trem funcionando. intéjátéia

    24 dez 2009 - Reply
  4. jeraman

    fuderoso, braza!
    se rolar, depois quero sacar pessoalmente o projeto!
    abraço, rapa!!!

    4 jan 2010 - Reply
  5. vilson

    brazileiro, muito animal! tá muito steampunk o negócio :-)

    abráss

    21 jan 2010 - Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>